Seja Bem Vindo!

"Não se pode falar em educação sem amor.”

Autor: Paulo Freire.

Sejam Todos Bem-Vindos!!!

Logotipo da Escola

Logotipo da Escola

Acesse !

domingo, 10 de junho de 2012

Programa Mais Educação

E. M. E. F. FRANCISCO MIRANDA
Programa Mais Educação

Diretora: Rita de Cássia Gomes Matoso
Coordenação: Profª. Adriana


                                             Oficinas
Esporte e Lazer
- Futsal
Meio Ambiente
- Horta escolar e/ou comunitária
Acompanhamento Pedagógico
- Letramento
Cultura e Artes
- Desenho
- Capoeira
- Canto e Coral

O Projeto visa oferecer atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral, além disso, promover um acompanhamento pedagógico de nossa crianças com uma proposta pedagógica de currículo diferenciado e ampliado, que contribua para a formação Integral do aluno.


Todos contra o Bullying


        A escola, através do S.O.E. e toda a equipe pedagógica e diretiva vem trabalhando forte na questão do Bullying, que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia.
     Uma vez que passamos grande parte de nossas vidas na escola, é fundamental que nossa escola esteja preparada para lidar com isso, em muitos casos essas agressões se tornam frequentes, causando situações constrangedoras e extremamente traumáticas para nossas crianças.
         Acreditamos que há necessidade de sabermos como o bullying, costuma se manifestar, tendo ciência do fato de que ele, na atualidade, pode também ultrapassar o muro de nossa instituição, acompanhando a vítima até sua casa.
         Sendo assim a escola acredita que é fundamental o trabalho em equipe, abrindo espaço para o diálogo entre todos os agentes envolvidos, não deixando de considerar os pais dos alunos.
Alguns Cartazes espalhados pela escola:


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Projeto Solidariedade


PROJETO
SOLIDARIEDADAE

1. JUSTIFICATIVA:

A proposta deste projeto é baseada na importância da convivência solidária. Em pleno século XXI ainda existe em nossa sociedade uma tendência muito forte do individualismo, essa competição marcada pela luta de classes, reforça as desigualdades, provocando, muitas vezes, injustiças que levam a uma verdadeira segregação.
Acredita-se que há uma diminuição deste sentimento quando se trabalha não somente no âmbito escolar, mas também em casa valores na formação de nossas crianças para viver de forma democrática.
Surge assim, portanto, a necessidade de trabalhar a solidariedade na escola e sala de aula, onde se devem conscientizar alunos de seus direitos e deveres, vivenciando os princípios democráticos.
       De acordo com os PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacionais) os temas transversais devem ser trabalhados em todas as disciplinas, constatando a importância de trabalhar a solidariedade, sendo assim, pretende-se levar os alunos a refletir para que tenham condições de formular conceitos, ao invés de, apenas coletar informações sobre o tema.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Escolha do Rei e Rainha da Escola

No Dia do seu 59º aniversário a escola promoveu o desfile e escolha do Rei e da Rainha deste educandário e desde já agradece a participação de todos.


Alunos Destaques - 1º Trimestre

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Miranda parabeniza os  alunos que foram destaques em suas turmas, obtendo não só um bom desempenho em tarefas realizadas em sala, como também um bom comportamento e respeito às regras escolares durante este 1º trimestre.



sexta-feira, 1 de junho de 2012

Atendimento Educacional Especializado- A.E.E.

     O A.E.E. é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
     O serviço é articulado com a proposta da escola regular, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum.
     Em nossa escola o AEE acontece em uma sala de recursos multifuncionais que é um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais, projetadas para oferecer suporte necessário à estes alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.
     Entendemos que o atendimento educacional especializado é muito importante para os avanços na aprendizagem do aluno com deficiências na sala de ensino regular. 
     Os professores destas salas atuam de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações que promovam de fato a educação inclusiva.