Seja Bem Vindo!

"Não se pode falar em educação sem amor.”

Autor: Paulo Freire.

Sejam Todos Bem-Vindos!!!

Logotipo da Escola

Logotipo da Escola

Acesse !

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Saindo da Rotina!!!

      Sempre que possível os alunos da escola Francisco Miranda saem da rotina e participam de atividades diferentes, nas fotos a seguir podemos ver a turma de 1º ano colocando a mão na massa, mais especificamente na terra, fazendo o plantio de flores nas dependências da escola, onde podemos ver de perto as crianças entendendo a importância da cooperação e do trabalho em grupo!
      A outra turma é a do Mais Educação, mais especificamente da oficina de Futsal, fazendo atividades físicas na academia ao ar livre na Praça Assis Brasil.
 Confira as fotos da realização das atividades. 



Aniversário da Escola

          No dia 02 de junho do corrente comemorou-se o 59º aniversário da nossa querida Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Miranda. Na ocasião os alunos da escola que fazem parte do Programa Mais Educação realizaram várias atividades e apresentações, bem como: apresentação do Canto e Coral, apresentação de Capoeira, entre outras atividades, também foi realizado o desfile e escolha do Rei e Rainha da escola.
          Na ocasião foram entregues os certificados aos alunos destaques do trimestre em reconhecimento ao seu bom desempenho em tarefas realizadas, comportamento e respeito às regras escolares durante o 1º trimestre de 2012.
       Após as apresentações os alunos e comunidades escolar presente puderam saborear os doces e salgados no local em comemoração a este dia. 
      Para finalizar, a escola agradece a participação e colaboração de todos, equipe pedagógica, funcionários, equipe diretiva, alunos e toda comunidade escolar em especial.

E lembramos que a parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de nossas crianças. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes companheiros nessa caminhada.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Venha conhecer nossa escola!

Sala do Apoio Pedagógico:

Sala do A.E.E.:







  

Sala do S.O.E.:

Laboratório de Informática:














Biblioteca Escolar:                   
                                              



                                                   
Quadra Poliesportiva:
                   
                                                                                







Nossa História...


Histórico da E. M. E. F. Francisco Miranda


           O educandário foi fundando em 02 de junho de 1953, localizado na rua Visconde do Rio Branco, hoje a escola funciona na Travessa Elvira Serpa n° 260, atualmente a mesma possui 234 alunos, no turno da manhã são atendidos alunos do Pré, 3º, 4º e 5º anos, no turno da tarde são atendidos alunos do Pré, 1º e 2° anos.
            A escola conta também com Sala de Recursos do A. E. E, Apoio Pedagógico, Laboratório de Informática, Quadra Poliesportiva, Biblioteca, nos desfiles cívicos a escola participa com banda própria, o quadro de pessoal é composto por 19 professores e 8 funcionários, onde a atual diretora é a profª. Rita de Cássia Gomes Matoso.
         O educandário acredita que formar e informar novas gerações exige, antes de tudo, equilíbrio e maturidade. Equilíbrio que esta escola tem atingido através da experiência acumulada desde sua fundação, sempre amparada numa filosofia que abrange métodos, normas, e objetivos bem definidos, sendo através destes objetivos que alunos e professores deste educandário participam da vivência diária e da busca do conhecimento.




Filosofia da Escola


A comunidade escolar propõe a criar situações em que haja valorização do ser humano, suas habilidades tornando-os participativos, criativos, tendo presente os valores essenciais do convívio social, oportunizando situações para formação de pessoas responsáveis e conscientes de sua cidadania, através de um trabalho em conjunto.
À escola, como a base e talvez, um dos mais importantes redutos morais da sociedade, tem a missão e responsabilidade de zelar pela formação do indivíduo em sua totalidade, visando ao bem-estar coletivo.
Porém para se formar homens livres e cidadãos conscientes não bastam fixação de conceitos e boas intenções, é necessário um trabalho incansável, no dia a dia, aprimorando cada ação, questionando as avaliações e os resultados alcançados por esta instituição de ensino.
A escola acredita que o indivíduo, desde sua infância, deve aprender que o acesso à liberdade é o caminho a ser seguido, porém o homem só pode ser livre se for responsável, cabendo à escola oferecer essa lição indispensável.
As estratégias de ensino, o reforço da aprendizagem, a motivação do aluno, outros recursos materiais como a Oficina de Futsal, Capoeira, Música, Horta Escolar, Desenho e Apoio Pedagógico – Letramento, Biblioteca e Sala de Informática, estão sendo ferramentas que contribuem para que a escola se torne um espaço mais atrativo para nossas crianças.
A proposta Pedagógica da escola baseia-se no trabalho coletivo entre o corpo docente e a equipe diretiva, no sentido de desenvolver a participação, cooperação, respeito, criticidade, objetivando continuar oferecendo uma boa qualidade de ensino. 
A escola, ainda, destaca a capacitação continuada de seus profissionais, buscando novos caminhos diante de novas realidades, selecionando procedimentos que assegurem a verdadeira aprendizagem significativa, contribuindo para a formação integral de nosso aluno.